Blog

Exercício físico é aliado no combate à ansiedade e depressão

Você já acorda cansado? Sente-se desmotivado? Deseja que o dia tenha pelo menos 30 horas para dar conta de todas as tarefas? Esse é um pensamento compartilhado pela maioria da população mundial. A sociedade moderna – extremamente acelerada e competitiva – nos exige muito. E isso traz consequências para a saúde.

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que o Brasil está no topo do ranking dos países com maior índice de ansiedade. O estudo indica que cerca de 23,9% da população sofre com a doença. O país também é um dos mais depressivos, ocupando o 5º lugar na lista.

Tratamento

Procurar ajuda psicológica e, em alguns casos, ajuda médica, são algumas das saídas possíveis para lidar com a depressão e a ansiedade. Uma boa notícia, descoberta graças à evolução das pesquisas, é que a atividade física também é muito eficaz na diminuição dos sintomas.

Atividade física e saúde mental

A relação entre exercícios físicos e saúde mental tem sido estudada desde o século 20, quando a população mundial passou a sofrer diversas mudanças comportamentais. Antigamente, as atividades físicas eram praticadas no dia a dia, na caça, na produção agrícola ou nas idas à cidade, por exemplo.

Hoje, passamos a maior parte do dia sentados, nos alimentamos mal e, como escrito acima, sentimos que estamos sempre “perdendo hora”. É preciso aprender a descarregar as emoções, as frustrações e o estresse acumulado pelo excesso de cobranças. E como podemos fazer isso? Gastando energia!

Benefícios da atividade física para a saúde mental

  •  reduz o aparecimento de sintomas da ansiedade e da depressão
  •  aumenta a capacidade de lidar com os fatores de estresse
  •  melhora a autoestima
  •  melhora a capacidade de concentração
  •  contribui para a maior qualidade do sono

Existe fórmula certa?

É preciso ter calma. Segundo especialistas, a redução dos sintomas e a percepção de melhora aparece após 4 a 20 semanas do início das atividades. É recomendado que se faça treinos moderados, principalmente aeróbicos, com duração de 20 a 40 minutos por dia.

Juliana Schio – Psicóloga Comportamental Cognitiva do Espaço Entre Irmãos

Compartilhe: