Blog

Redes sociais e insatisfação corporal

Frequentemente, as redes sociais é um assunto que nos deixa tristes e insatisfeitos com a nossa aparência.

Hoje em dia, na internet, é muito comum nos depararmos com fotos e mensagens de pessoas que estão sempre sorridentes, mostrando uma alimentação super “saudável”, pessoas que frequentam sempre os lugares mais badalados, exibindo um corpo “perfeito” na academia ou com seu personal trainer. Parece até que a vida deles é sempre um mar de rosas e que para ter isso basta ter foco e disciplina.

Olha, não se engane! Não estou aqui julgar ninguém, mas temos que fazer alguns questionamentos, como: “será mesmo que existe essa vida perfeita? Que aquele corpo perfeito que você vê no instagram é real? Será que dentro dele, realmente, mora uma pessoa feliz?”. Basta olharmos por uns instantes a vida dessas pessoas que bate aquela sensação de que nossa vida não é tão legal assim e que não estamos no “padrão” desejável de beleza e felicidade. Inclusive, existem estudos que mostram que a nossa autoestima cai depois de apenas 2 minutos olhando revistas de moda.

Aí pronto! As comparações são feitas e a insatisfação logo chega: o peso não está adequado, o cabelo não está sedoso e brilhante, a pele não tem vigor e as celulites e estrias chateiam! Aquele pensamento de mudança surge.

Não há nenhum problema querer melhorar a alimentação e aspectos no corpo para melhorar a saúde e gostar mais da própria imagem. O problema é buscar perfeição e se comparar com algo que não existe, porque isso, mais cedo ou mais tarde, se tornará chato e cansativo e pode fazer tomar decisões que não vão beneficiar sua saúde.

Devo dizer que a vida real, ou seja, a vida fora das redes sociais não é sempre mil maravilhas. E é absolutamente normal não dar conta de tudo! Procure ser mais gentil com você, respeitando sua mente e seu corpo.

Valorize seus diferenciais! Foque mais nas qualidades que tornam você um ser especial. A beleza vem de dentro pra fora, e não o contrário!

Busque sua melhor versão e não tente se encaixar em padrões. Aqui vai uma dica valiosa: a sua melhor versão é aquela que tem saúde, está em paz , com corpo e mente feliz!

Por Juliana Schio – Psicóloga Comportamental Cognitiva – Espaço Entre Irmãos

Compartilhe: